Sobre o livro

Por que o dinheiro é uma fonte de stress? É perfeitamente compreensível ficar ansioso quando não se tem dinheiro suficiente para cuidar das próprias necessidades ou das de familiares. Mas por que as pessoas que têm o bastante para isso, e que colocaram suas economias no banco – um lugar, a princípio, seguro – também se preocupam com dinheiro? O investidor ainda confia em seu gerente ou em seu consultor financeiro? Quem ele deveria consultar? Quais são suas alternativas?

Os autores trabalharam muitos anos com clientes privados, tanto na Suíça quanto em bancos internacionais. Neste livro eles explicam como evitar as armadilhas da indústria de serviços financeiros e como investir com tranquilidade.

«Uma estratégia razoável, nítida e coerente para investir com tranquilidade. Leia este livro antes de investir outro euro em qualquer coisa.»
Burton G. Malkiel
Autor de A Random Walk Down Wall Street e ex-diretor do departamento de Economia da Universidade de Princeton.


«Este livro de fácil leitura resume os aspectos que todo investidor responsável deveria conhecer. As pessoas costumam agir de forma irracional com o próprio dinheiro; esta leitura é um guia robusto para recuperar o controle sobre os próprios investimentos...»
Professor Klaus Schwab
Fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial (WEF/Davos meeting)


«Será que o investidor precisa do conforto de uma muleta (um ‘expert’ financeiro custoso), quando pode andar mais rapidamente com seus próprios pés ?»
Antonio Delfim Netto
Professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo 
Ex-Ministro da Fazenda

«Um livro que se atreve a mostrar o setor financeiro como ele é (...). Mostra o caminho pra lucrar com rendimentos maiores a riscos menores.»
Steffen Binder
Co-fundador e CEO de MyPrivateBanking.com

«Leitura excelente... que eu darei imediatamente a meu filho. Será muito útil ao futuro dele!»
Stéphane Garelli
Professor no IMD e na Universidade de Lausanne

«Se você pretende investir suas economias no mercado financeiro, deve ler este livro interessante e de fácil compreensão o mais rápido possível.»
Spiros Mylonopoulos 
CEO, Bergendahl & Son AB


«O livro apenas descreve o único conceito de gestão de ativos que se pode recomendar à própria família. Consultores incompetentes irão ignorar este livro como ignoram todas as conclusões de estudos acadêmicos sobre o mercado financeiro. Consultores desonestos irão desconsiderar a utilidade deste livro como desconsideram os interesses de seus clientes. Em todo caso, este é um ponto de partida para um debate construtivo e inteligente com todos os consultores competentes e honestos.»
Um corretor anônimo


«Uma explicação minuciosa sobre o que funciona e o que não funciona em investimentos. Para o leitor cético, cada ponto é apoiado com uma referência a uma evidência acadêmica. A orientação afasta o leitor dos perigos da especulação e o direciona para uma estratégia de investimento realista e bem sucedida.»
Michael Barr
Autor de “How to Invest Better than the Average Primate"
Membro da "Personal Finance Society", Reino Unido



«Uma experiência esclarecedora para um leigo. Surpreende que a poderosa evidência empírica não seja mais utilizada em tais publicações.»
Alexandre Constantinescu
COO Stampa Group


«Uma viagem impressionante ao coração do gerenciamento de ativos. Um sucesso de simplificação sem distorção.»
Paul H. Dembinski
Diretor do Observatoire de la Finance e professor na Universidade de Fribourg


«Um livro muito interessante e uma enorme ajuda para os que quiserem cuidar de suas próprias economias.»
Knut Ramel
Consultor sênior, Banco UBS


«Esse livro põe em evidência a fragilidade da oferta dos bancos e dos gerentes das carteiras de investimento. Também fornece uma alternativa que pode ser simples e benéfica para muitos.»
Icke Hamilton
Consultor sênior, Banco Erik Penser


«Os autores conseguiram mostrar com perfeição por que o seu gerente de banco não é um "consultor", mas um vendedor, cuja tarefa é fazê-lo pagar as taxas elevadas por um "conselho" do qual não se pode esperar nenhum valor agregado.»
Harry Flam
Professor de Economia Internacional, Universidade de Estocolmo

«Tive enorme prazer com essa leitura, principalmente porque seu estilo é claro, incisivo e pedagógico. Esse livro nos convence de que é preciso rejeitar o modo de gestão tradicional que lucra com as taxas, condenando-nos a rendimentos líquidos bem inferiores ao mercado.»
Fédéric Poulon
Professor na Universidade de Bordeaux


«A Cura para seus investimentos” me parece uma obra repleta de sabedoria, explicando de maneira bem pedagógica as questões da gestão de uma carteira de investimentos. Por causa das turbulências (ou da época obscura atual), é um livro que chega em boa hora.»
Pierre de Senarclens
Professor na Universidade de Lausanne


«Retomando a metáfora do livro: em seu quarto escuro, a criança teme o desconhecido. Os autores colocam nas mãos dos investidores, que enxergam a obscuridade em torno de seus investimentos, uma lanterna para iluminar o caminho a fim de evitar os obstáculos. Graças a fundamentos que ninguém deveria ignorar, eles conseguem dissipar os fantasmas e os cantos de sereia que ameaçam seus investimentos.»
Pedro Sepúlveda Gutiérrez
Diretor do Programa de Educação em Finanças para Quadros Executivos Dirigentes da ESADE Business School, Barcelona


«Este livro é de fácil e rápida leitura, tanto para o novato ingênuo quanto para o investidor mais experiente. Nitidamente pesquisado à extensão, citando de Adam Smith (1776) aos erros de DSK (... os financeiros!), inclui ainda a sabedoria de vários prêmios Nobel. A seção de Notas Técnicas no final é particularmente interessante. Se ler esse livro, o gerente de banco pomposo com certeza vai se encolher em sua cadeira na próxima vez que vocês se reunirem. Só por esse motivo ele vale o investimento de US$ 20. Eu recomendo veementemente esse livro para qualquer pessoa, dos que têm pouco dinheiro até os mega-ricos.»
Robin Morris
Comentário no Amazon.com


«Um livro para todos, mesmo os não iniciados em finanças entenderão muito rapidamente o assunto. O livro é muito bem estruturado; meus parabéns aos dois autores pelo amplo trabalho de pesquisa que fizeram e por explicarem de forma simples procedimentos por vezes complexos.»
Serge Guinand
UBS


«Achei esse livro fascinante e muito instrutivo. Parabéns aos autores que tiveram a audácia de tocar em certos tabus com conhecimento de causa.»
Rémy Baddour
Corretor de seguros


«Esse livro é muito instrututivo e de fácil leitura. Em algumas horas de leitura, o sistema às vezes opaco de um banco de repente torna-se claro e compreensível. Os autores mostram passo a passo, com a ajuda de exemplos muito concretos tirados da vida de todos os dias, como entender o funcionamento de um banco e não hesitam em por o dedo em pontos delicados. Esse livro pode não deixá-lo mais inteligente, mas certamente o deixará menos propenso a ser enganado!»
Um advogado bancário


«De fato, uma obra simples, fácil de ler e destinada a todos; uma obra genuína, precisa e justa, destinada a todos os gestores... Eu apenas espero que estes consultem esse "livro de cabeceira" e o tomem como exemplo, levando em consideração que já é BEM tempo de admitir que os clientes não podem permanecer eternamente como a galinha dos ovos de ouro de um sistema corrompido e opaco, e mesmo obsoleto !!! Obrigado a vocês dois por esse testemunho íntegro e atual.»
Alexandre de Pierpont
Corretor


«Seja qual for sua posição no debate entre gestão passiva e ativa, e seja qual for sua opinião das práticas da gestão de fortunas, o leitor não pode ignorar os fatos que essa obra destaca.»
Christian Mustad
Sócio da Edgar Brandt Advisory


«Em um momento em que é fundamental fazer a triagem entre o trigo e o joio, quando a regulamentação está paralisada em uma guerra ridícula de interesses, alguns financistas corajosos identificam práticas positivas. É o caso desses gerentes-autores, que oferecem aos investidores uma gestão dita "passiva". Ela é, de fato, uma estratégia inteligente e racional que leva em conta apenas o interesse do cliente.»
Denis Dupré
Professor de Finanças e Ética, titular da cadeira Managers Responsables na Universidade de Grenoble

«Depois de ler este livro, ganhei confiança em mim como um cliente do meu banco. Agora eu passo a porta sabendo que sou o cliente e tenho o direito de exigir que eles trabalham para mim. Obrigado por me ajudar a recuperar o contrôle.»
Senhora C


«O livro põe em contexto o que já suspeitava sobre as taxas ocultas dos bancos. Ele também confirma a minha intuição inicial de que estou sendo traída e enganada. Este livro deu-me a coragem para continuar com a minha própria estratégia de investimento e reforça meu ceticismo sobre os conselhos de investimento dos bancos.»
Senhora L


«Neste livro você vai encontrar idéias úteis que lhe dará confiança, evitando perdas absurdas e oferecendo boas oportunidades.»
Antonio Argandoña
Professor de Economia e Ética nos Negócios IESE Business School